Manifestação no Palácio Guanabara

Aconteceu no último dia 06 de novembro, uma manifestação no Palácio Guanabara, unindo os moradores dos municípios atingidos pela tragédia de 12 de janeiro de 2011, Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo / RJ

As entidades, AVIT, CDDH de Petrópolis (Centro de Referência de Direitos Humanos), Monades (Movimento Nacional dos Afetados por Desastres Socioambientais), Associação de Moradores do Vale do Cuiabá e o MNLM (Movimento Nacional de Luta por Moradia, se uniram para reivindicar junto ao Governo Estadual, as providências que ainda não foram tomadas com relação a tragédia de 2011.

As entidades conseguiram protocolar um documento conjunto das demandas das regiões atingidas pela catástrofe junto á secretaria do Palácio Guanabara.   No mesmo dia, conseguiram uma audiência com o Sub-secretário de Obras, Afonso Monerat, onde participaram 1 membro de cada entidade, acompanhados pelo Deputado Estadual nilton Salomão, a pedido da comissão.

Ainda no mesmo dia uma comissão da Avit reuniu-se com a Secretaria de Direitos Humanos, com o secretário Antonio Claret, acompanhados do Deputado Estadual Marcio Pacheco, também a pedido da comissão.

Segue breve resumo da reunião na Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro:

1-      Dep. Márcio Pacheco fez uma breve  apresentação da AVIT e situação das vítimas da tragédia da Região Serrana, após quase 2 anos.

2-      Temas tratados:

a.       Da paralização desde janeiro de 2012 das vistorias e negociações de responsabilidade o EMOP e do INÉA.

b.      Do recadastro do aluguel social em Teresópolis, onde as famílias  que não comprovam pagamento do aluguel, apear de possuírem o laudo de interdição, são retiradas do cadastro do estado, e segundo Maria Célia,  perdem o direito a futura negociação.

c.       Do aluguel pago pela prefeitura a aproximadamente 600  famílias que não estão incluídas no cadastro do estado. Dessa forma perdem automaticamente o direito de serem contempladas com as casas que serão construídas para as vítimas da tragédia.

d.      Das obras do INEA  na região da Posse e Campo Grande, onde possivelmente ainda existem restos mortais de vítimas sobre os escombros, onde observamos a falta de cuidados para tal remoção.

3-      Foi encaminhado Sec.  Claret,  pelo Dep. Márcio Pacheco, um pedido de informação feito pela AVIT, resultado da ultima reunião com o Mons. Paulo Dhaer.

4-      O Sec. Claret, informou que se reúne mensalmente com o comitê executivo, onde participam o   Vice-Governador e secretários de diversas pastas. Comprometeu-se ser nosso interlocutor nesse grupo.

5-      Ficou acertado, que a Secretária Executiva Maria Célia, marcará uma reunião em Teresópolis, com O Prefeito, a Secretária de Ação Social de Teresópolis,  AVIT, Dep. Márcio Pacheco e Dep. Salomão para tratar de assunto referente ao aluguel social.

doc_governador

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>